Já se imaginou a nadar neste lago?

Image

Neste blog já falei de eutrofização, ou melhor, referi os factores que contribuem para a eutrofização, como é o caso dos detergentes ricos em fosfatos.

Eutrofização significa bem (eu) nutrido (trophein), assim quando se diz que um lago está eutrofizado, na realidade estamos a dizer que um lago está bem nutrido. Estar bem nutrido significa que o lago se encontra rico em nutrientes.

Os principais nutrientes que contribuem para este fenómeno são os compostos químicos ricos em fósforo e/ou azoto, como detergentes e fertilizantes. No caso dos detergentes, entram no sistema sanitário e acabam por ser despejados nos rios, quando não são tratados em ETAR’s. No caso dos fertilizantes, quando ocorrem chuvas, estas vão arrastar estes compostos  até ao rio e lagos, contribuindo assim para o processo de eutrofização.

A eutrofização não tem origem apenas nas causas antropogénicas, por vezes também ocorre de forma natural. Mas é importante o ser humano não intensificar estes processos.

O facto de haver muitos nutrientes disponível na massa de água leva a um aumento da quantidade de algas. Uma elevada quantidade de algas promove o desenvolvimento de consumidores primários, o que implica um aumento da biomassa. O facto de haver uma elevada biomassa leva a uma diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido, deste modo ocorre a morte dos diversos seres vivos e consequentemente a sua decomposição. Este processo altera bastante o ecossistema diminuindo a qualidade da água.

Adquira novos hábitos, evite o consumo de comida proveniente de agricultura intensiva de fertilizantes e evite a utilização de produtos constituídos por fosfatos e azotos.

Note: Evitar consumir alimentos provenientes de agricultura intensiva em fertilizantes não só contribui para não alterar o equilíbrio do ecossistema de um lago como contribui para uma melhor saúde (reveja o post Acção Reacção, mais concretamente o video do exemplo 3)  As consequências dos pesticidas e similares. )

fonte: conhecimentos adquiridos

fonte da imagem: images.google.pt

Anúncios

One thought on “Já se imaginou a nadar neste lago?

  1. Pingback: A sua opinião importa | Sem Pegadas...Novos hábitos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s