A importância da qualidade do ar interior

Esta semana ouviu-se falar dos ambientadores domésticos nocivos para a saúde, caso não esteja a par desta notícia pode encontra-la aqui ou aqui ou aqui, entre outros sites.

Hoje pretendo não falar apenas desta notícia, até porque nos links referidos em cima pode encontrar imensa informação sobre a nocividade destes ambientadores para a saúde. Assim pretendo apenas informa-lo sobre outros produtos que usamos no nosso dia-a-dia e que contaminam o ar das nossas casas trazendo posteriormente diversas consequências para a nossa saúde e, deste modo, leva-lo a ter em atenção a qualidade do ar interior, visto que mais de 95% do seu tempo é passado em locais fechados (residências, escritório, escolas, meios de transporte, repartições públicas, etc).

Tudo o que gere partículas pode ter efeitos na sua saúde, principalmente as partículas mais finas, uma vez que estas podem transportar substâncias tóxicas (sulfatos, nitratos, metais pesados e hidrocarbonetos) para as vias respiratórias atingindo os alvéolos pulmonares, provocando dificuldades respiratórias e por vezes danos permanentes. Temos como exemplo o fumo do tabaco e de lareiras, mas também alcatifas, estofos e tecidos podem contribuir negativamente para a sua saúde uma vez que libertam partículas e são também bons acumuladores de microorganismos.

Vários produtos que usamos no nosso dia-a-dia, como produtos de limpeza e de cosméticos contêm formaldeído. Este composto pode provocar cancro, além de irritação ocular, edema pulmonar e danos no tracto respiratório.

Também as tintas usadas nas paredes de sua casa ou do seu local de trabalho, assim como papel de parede de vinil, estuques, tapetes, alguns soalhos e móveis, libertam COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), estes podem levar a náuseas, irritação ocular, leucemia, cancro da pele e do pulmão.

Como pode ver, há muita coisa que afecta a qualidade do ar interior e a qualidade deste é bastante importante para o nosso bem-estar e saúde. Assim passe a ter mais atenção aos produtos que usa em sua casa, pois muitas vezes achamos que estamos a “limpar oar ou a nossa casa”, quando na realidade estamos é a piorar a qualidade do ar da nossa casa! Por isso vou-lhe deixar um conselho bem simples, procure renovar o ar da sua casa, mas também não exagere criando correntes de ar =)

Adquira este novo hábito, tenha em atenção a qualidade do ar interior!

Image

fonte da imagem: images.google.com

fonte: conhecimentos adquiridos

Anúncios

One thought on “A importância da qualidade do ar interior

  1. Pingback: Efeitos na saúde de uma má qualidade do ar interior | Sem Pegadas...Novos hábitos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s